sábado, 3 de julho de 2010

Freguesia do Ó (Vila Iório)

A Vila Iório é um dos sub-distritos do bairro da Freguesia do Ó, um dos mais antigos da cidade de São Paulo, que se localiza na região Noroeste da cidade.

Fundado pelo bandeirante português Manuel Preto, que tomou posse daquelas terras em 1580, era onde os aventureiros, que acreditavam haver ouro no Pico do Jaraguá, descansavam de suas jornadas.

Durante muitos anos o bairro pertenceu ao chamado “Cinturão Verde” da capital paulista – onde se produziam as hortaliças consumidas na cidade e negociadas com outras regiões –, tendo como característica, inclusive, um sotaque de seus moradores, que eram considerados “caipiras” pela população dos bairros centrais.

A Freguesia do Ó ainda guarda várias características do século passado como arvores centenárias, construções antigas e o Largo da Matriz, onde desde 1901 esta a bela igreja da Nossa Senhora do Ó. Desse largo saíam diversas expedições de entradas e bandeiras que tanto procuravam ouro e pedras preciosas, nos sertões, quanto caçavam índios e escravos foragidos, seguindo rumo à região de Campinas e Jundiaí, no interior de São Paulo.

Com o passar dos anos a Freguesia do Ó foi se desenvolvendo, mas sem perder as características de uma tranqüila cidade do interior. Esse ano o bairro completará, em 29 de agosto, 429 anos. É um bairro relativamente calmo, mas, como na maioria das periferias das cidades grandes, tem assaltos, tráfico de drogas e outras coisas ruins para a população. Mas também tem uma coisa muito boa que são um centro comercial e várias áreas de lazer, que ficam bem perto de minha casa.

A localização do meu bairro em relação a nossa escola é de 30 minutos de ônibus. É preciso pegar só uma condução, que é o ônibus Terminal Pirituba-Itaim Bibi.

Akil Faustino nº01

Nenhum comentário:

Postar um comentário