sábado, 21 de agosto de 2010

crônica : A aparência engana

Estou passando na praça do conjunto habitacional turística e vejo um garoto todo sujo. Todas as pessoas que passam na frente dele olham com um olhar muito estranho, como se estivessem com medo, resolvi ir perguntar a ele por que ele estava assim, respondendo que era de uma família pobrezinha e que vive em um lugar ruim, então perguntei o que ele acha das pessoas passando e olhando como se estivesse com nojo e ele respondeu que já esta acostumado, porque as pessoas vê uma pessoa seja já é motivo de pensar que é ladrão e eu um pouco triste por escutar aquilo fui embora pensando que nunca devemos olhar pela aparência.


Bruna Cardoso

Pirituba


Pirituba recebeu esse em razão da grande quantidade de “Piri”(vegetação de brejo) existente na baixada por onde passou a estrada de ferro. A origem do nome Pirituba é resultado da justaposição de “Piri” com aumentativo “Tuba” que, na língua tupi, significa “muito”.

Pirituba nasceu a partir de uma fazenda adquirida pelo coronel Anastácio de Freitas. Atualmente, é um dos pólos indústriais da cidade, com várias indústrias instaladas e residências diversas, isso fez com que o bairro crescesse e valorizasse a região. Encontramos ainda na região um dos clubes holandeses mais tradicionais de São Paulo, a Casa de Nassau. O distrito também e cortado pela linha A da CPTM, antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Pirituba é um distrito da zona noroeste do municipío de São paulo. O distrito de Pirituba conta atualmente com uma população estimada de 151.037 habitantes (72.799 homens e 78.238 mulheres) correspondendo a 1,5% da populaçõa do Municipío de Sãp Paulo habitando cerca de 41 domicílios, representando 3,71 pessoas por residência.


crônica : Outono

Pirituba,um bairro gostoso de se viver. É outono e no chão caem flores de uma árvore que todos que passam olham, tem uma beleza deslumbrante.

Uma pequena menina loirinha está triste, pois aquela árvore que ela tanto gosta de ver , sempre colorida,está se acabando.Coitadinha da pobre menina, quem irá explicar a ela , que as flores voltarão?

A Mãe aflita ao ver a filha afogada em tamanha tristeza diz a filha que em nossas vidas as coisas velhas tem que sair, para que as novas possam chegar.

Logo, mais um dia e a menininha , já conformada fica a observar o renascimento das flores naquela árvore que ela tanto admira.

Angelita Carvalho.

PIRITUBA

Pirituba é um bairro bem localizado.Tem fácil acesso a vias que nos liga a todas as partes de São Paulo. É perto de diversos bairros , incluindo o da escola , que é o Alto da Lapa.

Este bairro nasceu a partir de uma fazenda adquirida pelo Coronel Anastácio de Freitas.Em 1917 a fazenda foi adquirida pela companhia de Armour que urbanizou essa região.Possui um dos clubes holandeses mais tradicionais de São Paulo, a Casa de Nassau. O Distrito também é cortado pela linha da CPTM ,antiga Estrada de Ferro , Santos-Jundiaí.

A origem do seu nome é a justaposição das palavras tupi piri com o aumentativo tuba, que significa “muito”.

Como todos os outros bairros,tem alguns problemas,como por exemplo assaltos,sujeiras e transito.Mas também tem coisas boas como os postos de saúde,hospitais públicos entre outras coisas. No geral ,Pirituba é um bairro bom de se viver.

Angelita Carvalho.

CHUVA INTENSA ALAGA PIRITUBA

Após chover quatro horas seguidas ,Pirituba ficou totalmente alagado

Pirituba parou por conta de uma intensa chuva que durou aproximadamente quatro horas.Pessoas de uma periferia ,localizada ao lado de um córrego ,foram retiradas de suas residências por bombeiros de bote.Somente após duas horas da tempestade o nível da água começou a abaixar.

Angelita Carvalho

Um ato de violência

No bairro de Nova Esperança acontece uma tragédia


Tudo começou às 18h20min da tarde de ontem, onde uma jovem chamada Graziela de 16 anos que saia de sua escola e estava indo para o ponto de ônibus sozinha quando apareceu dois rapazes todo de preto e seqüestrou a menina, levaram ela para um lugar estranho e escuro, lá deram a ela um remédio para ela dormir e não lembrar de nada.

Os rapazes estoparam a jovem e deixaram Graziela na porta da escola (onde pegou ela).

Sua mãe preocupada querendo saber onde a filha estava, resolveu ir até a escola para ver onde a filha estava, chegando la viu sua filha semi-nua. A mãe de Graziela ficou preocupada e queria saber o que tinha acontecido, tentou acordar Graziela e não conseguiu e resolveu levar sua filha correndo até o hospital, la Graziela teve que ficar em observação.

Quando Graziela acordou falou que não sabia o que tinha acontecido só sabia que tinha sido seqüestrada.

Passou 2 meses ela descobriu que estava grávida, mãe de Graziela tirou ela da escola e nunca mais deixou a filha andar sozinha.


Bruna Cardoso

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Resenha Critica do documentario “ Língua –vidas em português”

Língua – vidas em português trata-se de um documentário que fala da variedade da língua portuguesa nas culturas, é ilustrado com o cotidiano de pessoas do mundo todo que fala o Português.

Esse documentário é dirigido por Victor Lopez, o roteiro é de Ulysses Nadruz e produção de Renato Pereira, Suely Weller, Paulo Francoso e Rodrigo Leter e edição de Pedro Branz e Piu Gomes.

O elenco do documentário passa a mensagem perfeita, pois trata-se de pessoas e não de atores. A história que mais chama atenção é a que se passa no cortiço, pois mostra claramente a realidade humana, onde um jovem pobre está a espera de um filho, porém não tem condições de sustentar-lo.

O diretos consegue expor muitas coisas que acontece com os usuários da língua em apenas 1h30m de documentário. Ele consegue prender a atenção, e passa muitas mensagens que o expectador pode absorver e lavar para a vida, como lição.

Angelita Carvalho n°6

Gabriela Guisso n°16

crônica : Racismo

Na cidade de São Paulo, no bairro de Pirituba, em um mercadinho, entra um casal de negros, para comprar copinhas para a festa a filha de 5 aninhos.

Ao pegar os copinhos, o segurança do mercadinho abordou o casal, acusando-os de roubo. O casal super assustado começou a se explicar, mais o segurança não queria saber, e continuou acusando o casal. De repente apareceu um homem loiro, que era o gerente, e escutou o casal, e vio que o segurança era um racista mentiroso, e o casal agradeceu a confiança do gerente, e o gerente acabou doando os copinhos para a festa, como pedido de desculpa pelo conflito.

Gabriela Guisso n°16

Crônica do Bairro


Na minha rua moram 2 adolescente, eles eram apenas amigos, mas ao passar do tempo eles sentiram algo maior pelo outro, começaram a namorar e depois de 4 meses terminaram, o menino que era meu amigo me contou que ela não gostava mais dele, e logo em seguida ele me fala uma frase: Ame, pois só quem ama de verdade sabe torna as pessoas e o mundo mais belo, e unir os corações e fazer com que as pessoas tenham um motivo para viver.



Michel nº26

crônica : Na Rua



No jaguaré na rua kenkiti Simomoto um garotinho mau vestido está no farol vendendo balas para os carros que parava naquele local, então parou um carro e ele se aproximou e perguntou para o senhor se le queria compra as balas que ele estáva vendendo, o senhor falou que não queria o garoto triste foi se sentar na calçada e minutos depois parou outro carro e era uma moça e fez a mesma pergunta que ele tinha feito para o senhora moça disse que queria as balas o garotinho feliz deu-lhe um pacote de balas para a moça, a moça pagou o garotinho e feliz foi embora para sua casa.


Edson Pereira da Silva nº 13 1º I

Assaltantes em bairro

Assaltantes deixam moradores da Vila Madalena assustados


Assaltantes roubaram prédios e casas na Vila Madalena de classe alta e media

Eles roubavam em grupo e sempre nos mesmo prédio e costumavam vigia as vitimas antes de roubá-las. Durante esses assaltos não teve nenhuma vitima com caso grave.

Os ladrões não foram pegos ainda, mas tem suspeita com um morador do bairro que mora ao lado dos prédios e conhece bem os moradores desses prédios que foram roubados



Michel nº26

Jaguaré

O bairro Jaguaré é localizado na zona oeste de São Paulo. Há mais ou menos 40 minutos da escola ( com transporte publico )
O Jaguaré foi uma das muitas áreas rurais situadas além dos rios tietê e Pinheiros cuja ocupação e exploração só se iniciou após o expressivo crescimento do parque industrial paulistano e da exploração demográfico a que a cidade assistiu a partir das primeiras décadas do século xx. Em 1935 a fazenda é adquirida pela sociedade imobiliário do Jaguaré imprensa criada por Henrique Dumont Vivares, engenheiro agrônomo formado na Bélgica sobrinho e afilhado de Santos Dumont.
Os grandes problemas do bairro são as brigas, a violência , a falta de ética entre os moradores, as fofoquinhas.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Incêndio no Jaguaré

Incêndio no Jaguaré atingiu mais de 100 barracos

Os bombeiros trabalhavam para acabar com o incêndio de grandes proporções que atingiu a favela Diogo Pires, no Jaguaré, zona Oeste de São Paulo. Segundo informações da corporação, apenas 5% da área de dois mil metros quadrados da favela escapou de ser atingida pelas chamas, que destruíram mais de 100 barracos.

Três pessoas foram levadas para o pronto-socorro da Lapa: uma criança, nervosa com o fogo, um homem que teve uma convulsão e um morador que sofreu uma queda quando ajudava no combate às chamas com uma mangueira.



Gustavo Marques nº 18

crônica: Infância

Um Senhor sentado em sua varanda numa pequena casa do jaguaré.Todo dia olhava as pequenas criânças indo a escola e pensava" Como a vida é bela nascemos e crecemos e desconbrindo e aprendendo coisas novas com a vida".

E eu quando era dessa idade queria crescer logo e trabalhar.Agora que estou sozinho,percebi que perdi a melhor parte da minha vida a "INFÂNCIA".

Gustavo Marques nº 18

Jovem alterado causa tumulto em Piritub

Jovem completamente alterado e errado discute com uma senhora

Jovem de 19 anos totalmente alterado por bebida, entra na contra mão e bate no carro de um senhora de 58 anos. Ele tenta fugir mais não consegui pois quebrou a suspensão dianteira. Ela educadamente pedi para ele pagar o seguro pois estava na contra mão e totalmente errado mais ele muito alterado diz que não vai paga pois deu seta pra entra.

No momento moradores das casas ao lado saem para saber o que está acontecendo pedem para o jovem se acalma e parar de gritar.

A senhora impaciente com esta situação decide ligar para a policia e resolver tudo na justiça.


Juliana Fernandes Silva nº21

Pirituba

Eu moro no bairro jardim cidade Pirituba. A distância entra meu bairro e a escola e cerca de 50 minutos.

Pirituba é um dos bairros mais populosos de São Paulo. Com uma população de aproximadamente 400 mil habitantes . O território de Pirituba limita-se ao sul com as margens do Rio Tietê, ao norte com Jaraguá e Perus, a leste com o distrito da Freguesia do Ó é a oeste com a Via Anhanguera. O bairro de Pirituba deve sua origem no século XIX, á existência de grandes fazendas de café, sendo as principais a fazenda do Barreto, a fazendo do brigadeiro. Com grande influência política dos fazendeiros e a grande importância do café, construíram a estação para receber os carregamentos de café que se destinavam ao porto de Santos. O nome da estação foi dada de Pirituba, o resultado do nome de “Piri”, que significa vegetação de brejo e com o aumentativo “tuba”, que a língua tupi significa muito.

O que há de melhor no meu bairro é o comércio pois tem muitas coisas perto, e o que há de pior é a violência.



Juliana Fernandes Silva nº 21

crônica : Briga de Bar

No meu bairro tem um boteco numa praça , que ja fui algumas vezes .Sai uma briga entre dois rapazes por causa de uma garota bem bonita ,que não estava afim de nemnhum deles . Eu não sei por que eles brigavam ,mais acho que foi por causa de um velho romance do passado .Mas ela estava com um rapaz que , mesmo sem saber por que separou a briga deles.



Miguel Lima nº 27