sábado, 3 de julho de 2010

Línguas vidas em Português

O filme documentário Língua – vidas em português tem 1 hora e 45 minutos de duração. Filmado em 2001, foi lançado em 2004. Retrata o cotidiano de pessoas que falam a Língua Portuguesa. Ele foi filmado em diversos locais e continentes (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão) e em cada lugar em que a Língua Portuguesa é falada, a mesma tem seu sotaque e se utilizam palavras diferentes. Por isso, o escritor português, José Saramago, único autor em Língua Portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura e falecido recentemente, afirma no filme: “Não há uma língua portuguesa, há línguas em português".

O diretor, Victor Lopes nasceu em Moçambique, foi naturalizado português e hoje mora no Brasil. Ele tem interesse em ficção e documentários e se fascinou com os personagens e sotaques da Língua Portuguesa. Entre os entrevistados, além de José Saramago, estão: os brasileiros Martinho da Vila e João Ubaldo Ribeiro, o escritor moçambicano Mia Couto, a cantora portuguesa Teresa Salgueiro, do grupo Madre Deus.

Outros personagens do filme chamam a atenção. Principalmente um garoto de Moçambique, cujo sonho e ir para os Estados Unidos e ser um rapper. O garoto aparenta ter uns 16 anos e parece ser uma pessoa normal. Outro personagem que interessante é um pastor, que recita a palavra de Deus e vende balas em um ônibus na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Língua – vidas em português é uma co-produção do Brasil/Portugal. Vale a pena assistir esse documentário pois mostra e homenageia a Língua Portuguesa em diversos países. O curioso do filme são os sotaques das pessoas dos outros países falando, outra coisa curiosa, é o modo como o filme/documentário mostra simultaneamente o cotidiano e as diferenças das pessoas. Numa das suas falas, o escritor moçambicano Mia Couto diz: "No fundo, não estás a viajar por lugares, mas sim por pessoas".

Akil Faustino nº 01
Matheus Henrique nº 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário